sexta-feira, 31 de janeiro de 2020
Prefeita Iraneide Rebouças ladeada por lideranças políticas, vereadores e pré-candidatos
O grupo político liderado pela prefeita de Areia Branca, Iraneide Rebouças (PSD), realizou nesta quinta-feira, 30, a primeira grande reunião voltada para as eleições municipais de outubro deste ano. Na pauta, temas relevantes e esclarecedores para pré-candidatos e lideranças políticas que engrossam as fileiras do governismo. O palestrante no encontro foi o advogado especialista em Direito Eleitoral, Cristiano Barros, da renomada banca Barros, Mariz & Rebouças Advogados, em Natal. Entre os temas abordados, destaque para a formação de nominatas e a participação de mulheres no processo eleitoral deste ano. Com o fim das coligações em eleições proporcionais, o registro de candidaturas feitos na Justiça Eleitoral para o próximo pleito exige que cada um dos partidos deve apresentar, no mínimo, 30% de filiações femininas para validarem seu espaço na disputa. Essas novas definições estabelecidas via Constituição, trouxe dor de cabeça para dirigentes partidários, já que antes a presença de mulheres em nominatas para vereador, por exemplo, era meramente decorativa. Muitas eram “lançadas” como candidatas, mas não tinham sequer o seu próprio voto. Ou seja, não votavam nelas mesmas.
Prefeita Iraneide (a segunda pela ordem) com as pré-candidatas a vereadora Paula Suzana, Verônica Bruno, Fátima Luz, Daiane Veríssimo e Jennyane Sales 
O Dr. Cristiano Barros discorreu sobre o assunto de forma esclarecedora, deixando claro aos presentes que com a nova legislação cada partido poderá apresentar um candidato a prefeito e um a vice-prefeito, e candidatos a vereador no limite de uma vez e meia o número de assentos disponíveis na Câmara Municipal. Sem esquecer a exigência de apresentar, no mínimo, 30% de filiações femininas. Na reunião ainda foi tratado sobre coligações, prazos para filiações e quociente eleitoral. Os pré-candidatos também tiraram dúvidas sobre outros temas relacionados às eleições deste ano. O encontro aconteceu no Hotel Costa Atlântico e foi prestigiado pela prefeita Iraneide Rebouças; ex-prefeitos e médicos José Alfredo Rebouças e José Bruno Filho; presidente da Câmara Municipal, Duarte Júnior (Podemos); vereadores, ex-vereadores, pré-candidatos e outras lideranças que integram o sistema governista local.


.

Top

Usuarios Online